Pitta Dosha
Segundo uma das mais antigas práticas indianas (Ayurveda), descobri hoje que sou Pitta Dosha. Isto significa que tenho a constituição de fogo, o que me torna temperamental, com excelentes visão e capacidade observação, com uma memória precisa e necessidade de refrescar-me q.b. ( que é o mesmo que dizer, sempre!). Assim sendo, devo evitar comidas quentes e com muitas especiarias - se bem que a maior parte das especiarias indianas são aconselhadas, tais como cominhos, curcuma longa, gengibre e cárdamo.
Isto surpreendeu-me e muito, porque à medida que me fui informando das características do meu Dosha, senti que tudo batia certo. O preferir comer poucas quantidades de comida frequentemente, o dormir pouco mas bem, o ter uma actividade física atlética... Tudo isso sou eu. Não admira portanto que a minha alimentação deva ser o mais fresca possível, sem muitos óleos nem muito sal... Ah... e devo manter-me longe das saunas se quiser manter o meu Dosha equilibrado...
E por falar em equilibrio, hoje fui à aula de Yoga logo de manhãzinha. Desde quase o ano passado que não punha lá os pés, a universidade e o trabalho não me deixavam muito tempo livre ( nem disposição). O mau tempo também não ajudava nada, e o ginásio para as aulas de Yoga não é o mesmo que eu costumo ir e que fica aqui ao lado... Tem de se andar quase 15 minutos para se lá chegar!
Depois de hora e meia de relaxamentos e esticamentos, a tarde passou-se a arrumar papelada e a deitar muita papelada (agora inútil) do curso para o lixo e no fim do dia ainda fui fazer a minha horinha da praxe ao ginásio.
Nada de novo entretanto... No que diz respeito ao mestrado, meti papeis para um empréstimo para pagar as propinas, mas como sabem, ainda não sei a média com que acabei o curso - nem vou saber até final de Junho... E este mês que vem avizinha-se crise monetária, de tal modo que já pedi um reembolso do meu IRS de 2005... E a minha conta poupança já decresceu 1/3...
Mas pronto, ossos do ofício, assim que começar a trabalhar na loja de roupa as coisas talvez melhorem ligeiramente... E vocês, como estão?