Consulado do Brasil Vs. Consulado Português em Londres
Dou graças a Deus pela minha filha ter dupla nacionalidade. Caso ela fosse somente portuguesa, as minhas férias em Portugal estariam seriamente ameaçadas. Isto porque mais uma vez, o consulado português se atrapalhou de tal maneira (incompetencia? Falta de pessoal? Falta de verbas?) que já passaram três meses desde que a minha filha nasceu e nada de documentos para a minha filha poder viajar. Ando desde Abril a insistir com eles para registar a minha filha e o meu casamento...
Ao principio negaram-se a registar o meu casamento, que se realizou há mais de ano e meio no Brasil. Queriam que eu fosse ao Brasil registá-lo (ha, ha - PIADA!Eu moro em Londres, não moro no Brasil!). Depois de muita insistência, só há uma semana me mandaram um email a confirmar uma hora para que eu possa finalmente dar entrada no processo de transcrever o meu casamento no meu assento de nascimento - mas não sem antes me informarem que tal acto custará mais de 80 libras.
Eu já paguei uma vez para me casar e acho injusto ter que pagar um balúrdio só para anotarem no meu registo que eu sou casada e que adoptei o nome do meu marido. Nem sequer mencionaram quando poderia tratar do registo da minha filha ou quando poderia tirar o cartão do cidadão para ela. Provavelmente teria de fazer isso com novos agendamentos, e mais umas não sei quantas idas ao consulado até ter tudo resolvido.
Preocupa-me que os serviços do consulado português sejam tão precários. Há cada vez mais portugueses a morarem em Inglaterra, e já estáva na altura de investirem em algo como o governo Brasileiro fez.
Os nossos vôos estão marcados para daqui a 3 semanas. Por isso tive de ir tratar da nacionalidade Brasileira para ela - só assim consegui obter um passaporte que me permitisse que ela viajasse connosco. Chegámos ao consulado Brasileiro em Londres sem agendamento, eram quase 9h00. Tiramos a senha para tratarmos do registo notarial dela. Demoramos duas horas para a registarmos, e obtermos duas vias do registo de nascimento.
Às 10h30 tiramos a senha para tratarmos do passaporte. Eles deixam de distribuir senhas às 11h. Eram 11h30, estávamos a entregar os documentos do passaporte para ela. Eram 12h30 e estávamos a saír do consulado já com o passaporte dela na nossa mão. Graças ao serviço exemplar do consulado Brasileiro, as minhas férias não foram estragadas por burocracias estúpidas e incompetentes.
Quando chegar a Portugal, logo trato de tudo. Aqui, nunca mais. E estou sériamente a pensar em tratar da minha naturalização Britânica, para não ter que depender mais do consulado Português enquanto aqui morar...