O conflito Indiano-Britânico: Como tudo começou (Tradução livre do "Daily Mail")
Causando um número record de queixas, uma investigação policial e até uma guerra diplomática - e enquanto o assunto racial continua no Big Brother, analisemos o comportamento de Jane Goody e outros "housemates" que levou à indignação do público britânico relativamente à maneira como actriz de Bollywood, Shilpa Shetty, estáva a ser tratada.
Sexta-Feira 5 Janeiro
A família Goody entra na casa do Big Brother. A mãe de Jade, Jackiey, recusa pronunciar o nome de Shilpa correctamente.
Sábado 6 Janeiro
Jackiey pergunta a Shilpa se ela mora numa barraca.
Quarta-Feira 10 Janeiro
Jackiey é expulsa da casa e chama Shilpa de "a Indiana" numa entrevista.
Sexta-Feira 12 Janeiro
Danielle Lloyd apelida Shilpa de "cadela". Jade diz que Shilpa "faz-me arrepanhar a pele".
Sábado 13 Janeiro
Danielle diz que Shilpa quer ser branca, depois de tê-la visto usar descolorante facial. Jo O'Meara pergunta a Shilpa se ela também tem barbucha "como um homem".
Domingo 14 Janeiro
Jo divaga sobre o facto dos Indianos serem magros porque eles não cozinham a comida como deve de ser - tal como Shilpa. Danielle diz que não quer que Shilpa toque na sua comida. Jack Tweedy usa uma palavra de três letras para descrever Shilpa. Criticos dizem que else disse "Paki", mas o Channel Four disse que ele usou a palavra c**a.
Segunda-Feira 15 Janeiro
200 pessoas fazem queixa à Ofcom acerca de discriminação intimidatória (bullying) racista na casa.
Terça-Feira 16 Janeiro
Queixas sobre o tratamento de Shilpa no programa atingem as 10,000. Meera Syal, comediante em Kumars, critica os produtores do reality show por falharem em pôr um ponto final no alegado racismo na casa. O asiático Keith Vaz, Membro do Parlamento, agenda uma moção de início de dia na House of Commons acerca do tratamento inflictido em Shilpa.
Quarta-Feira 17 Janeiro
As queixas atingem as 25,000. São necessários guardas na casa do Big Brother house para proteger todos aqueles que foram acusados de "racismo" derivado a ameaças que estão a ser investigadas pela polícia.Tony Blair condema 'racismo' e uma guerra diplomática ameaça as relações entre o Reino Unido e a India. Imagens a representar os organizadores de Big Brother são queimadas nas ruas da India.
Eu e o meu gajo estamos revoltados com tudo isto. Já no início do mês o meu namorado e eu fomos atingidos com um ovo quando vinhamos da casa dele para a minha. Uns putos estúpidos num carro preto desapareceram no horizonte tão depressa como apareceram. Graças a Deus não nos atingiram em cheio, mas nós nem tivemos reacção... Na semana passada o meu gajo foi escorraçado de uma loja só porque contestou o preço elevado da execução de uma cópia de uma chave, e o dono da loja, ao ser confrontado com acusações de racismo, expulsou o meu namorado da loja com um não muito dignificante "Fuck Off".
A verdade é que esta situação dentro da casa fez as pessoas falarem sobre o que é ou não o racismo e o que pode ser interpretado como tal. A verdade é que toda a gente fora da casa identifica os comportamentos das três estarolas como sendo racistas, simplesmente a produção não quer encarar a verdade e arrisca-se a ter de pagar uma multa gigante por ter ído contra algumas leis de difusão.
Mas ninguém fez nada apesar de comentar, discutir e mesmo criar debates específicos na TV acerca do que se passava na casa do Big Brother. Hoje, Jade e Shilpa vão a votos e o país está TODO contra Jade.
As queixas esta manhã já chegaram às 35,000 e mesmo o jornal "The Sun" publicou em primeira página um pedido para expulsão da Jade da casa Big Brother, com o número telefónico associado à concorrente, que é também de apelidada de "face do ódio".
Eu tenho de ser honesta e dizer que nem todos os ingleses são iguais, mas a verdade é que só na zona onde eu vivo estudantes de outras etnias que não a Inglesa são atacados diáriamente. Os Britânicos podem (querer "pare)ser" tolerantes com os outros, mas quando toca a sua própria esfera a verdade é que a tolerância deixa muito a desejar.
Os resultados da votação hoje para expulsar ou Jade ou Shilpa vão ser doados a instituições destinadas a abolir racismo e discriminação intimidatória. É o país onde eu vivo, para vocês! Por isso talvez, esteja já a ver alternativas para me ir daqui e os Estados Unidos da América estão em topo de lista. Vamos ver o que me aguarda no futuro... e garanto-vos que não é Hatfield, Herts.
Jokas.