O que nos ensinam o espaço e as estrelas...
Ontem fui até ao Observatório de Bayfordsbury, em Hertford, ver a lua, e aprender mais sobre planetas e galáxias. Descobri que o hidrogénio impera, que algumas das estrelas que vemos hoje no céu não existem mais, que a luz que elas emitem é uma luz que está no passado (apesar dessa luz estar no nosso presente). Que há forças electromagneticas que puxam e empurram galáxias inteiras, algumas chocam até contra outras. Saí de lá com uma série de perguntas na minha cabeça... Porquê? Como?
E quem me vai tirar este sentimento de insignificancia perante algo tão vasto, imenso e complexo?
Somos tão pequeninos.. O que acontece no espaço é tão maior que nós, muito do que se passa não tem ainda sequer explicação cientifica. Somos meros passageiros de uma série de reacções em cadeia. Por isso cada vez que passarem por uma fase menos boa, quando não souberem bem o que fazer para serem felizes, pensem no que está a acontecer fora do nosso planeta neste exacto momento, e na nossa incapacidade de mudar essas reacções em cadeia estelares, inter-planetárias e inter-galácticas. No entanto, mudar as circunstâncias da nossa vida (e da vida no nosso planeta) depende somente de nós e muitas vezes não o fazemos - mas temos a capacidade de o fazer! Porquê? Como?
Isto põe tudo em perspectiva, certo?
Não vamos fazer dos nossos negativos um caso digno de investigação astrofísica. Sejam felizes, sem medo. Ninguém o pode fazer por vocês.
View from the Bayfordbury Observatory by LSMattos Photographs @ INSTAGRAM
(15Fevereiro19)